Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Familiarte


Eu já dei dicas de programas de final de semana do Familiarte, mas ainda não tinha feito um post sobre esse lugar tão bacana com cara e jeito de casa de avó. Há algum tempo fui lá fazer uma visita e gostei do que vi. Não é uma escola, é um espaço de brincadeiras. As crianças podem ficar meio período, no contra-turno da escola, ou período integral (almoço incluído), ou ainda apenas algumas horas. A equipe, multidisciplinar, é formada por educadores, psicológos e arte-terapeutas.

Existe uma rotina, mas ela é flexível. O dia é composto por oficinas: de artes, corpo e movimento, teatro, plantação, culinária, rodas de conversa, experiências e faz de conta e histórias. São as oficinas do brincar.  Tem também as oficinas do brincar em inglês, que basicamente são as mesmas, mas em inglês! A casa conta com salas temáticas onde essas atividades são desenvolvidas.

A rotina existe porque as oficinas acontecem em determinados horários e dias, mas é flexível na medida em que é dada à criança autonomia para escolher o que quer fazer. Tem também uma sala voltada somente para bebês, o que eu achei particularmente legal porque é raro encontrar coisas voltadas especificamente para os muito pequenos. A ideia é estimular a coordenação, curiosidade, auto-confiança e percepção por meio de brincadeiras simples como esconde-esconde, jogar bolinhas, dar risada. Os bebês ficam nesse espaço reservado, mas também experimentam vários momentos de interação com as crianças de outras idades.

O Familiarte fica aberto em julho e janeiro (para ajudar a gente nas férias!) e ainda promove atividades em família aos sábados. Ah, também dá para fazer festas de aniversário lá nos finais de semana.

A programação completa está aqui.

Vai lá!

Familiarte
Rua Sales Júnior, 466.
Tel.: (11) 3642-1706



Quintal simpático

Horta

Espaço dos bebês

Teatro

Sala do faz de conta

Artes

Jogos









Nenhum comentário:

Postar um comentário