Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pedro e o Lobo



Ontem levamos a Isadora para ver o espetáculo Pedro e o Lobo. Eu já havia indicado esse programa num post de dicas para o final de semana, mas fiz questão de voltar ao assunto porque vale a pena.

É raro ver produção tão linda e bem cuidada no mundo do entretenimento infantil. Muitas vezes ficamos submetidos aos personagens comerciais, tantas outras a coisa toda é meio pobrinha. E não me refiro a cenário e figurino chiques. Falo sobre peças que subestimam a inteligência dos pequenos e seus pais. A oferta de teatro infantil em São Paulo é enorme, mas aqui em casa escolhemos a dedo o que Isadora vai ver. E levá-la para assistir ao Pedro e o Lobo foi uma decisão acertada.

Semanas antes, comprei o livro e lemos bastante para ela. Quando é possível, eu acho isso uma coisa legal de fazer, assim, a criança chega já familiarizada com a história. Esta, baseada na obra do compositor russo Sergei Prokofiev, apresenta os instrumentos de uma orquestra enquanto trata das aventuras de um menino - Pedro - em busca de um lobo. Cada personagem é representado por um instrumento. O Pedro, o Pássaro, o Gato, o Pato, o Lobo e o Avô são traduzidos pelos violinos, flautas, clarinete, oboé, trompa e fagote. É tudo de uma lindeza e delicadeza sem fim. A orquestra, que toca ao vivo, faz uma grande diferença. Os bonecos são incríveis, e o cenário, elegante. O espetáculo fica a cargo da Cia. Imago, que usa a técnica do teatro de luz negra.

Só faço duas observações: parece que falta um desfecho para o lobo na peça. No livro, ele é levado para o zoológico. Na peça, não. Aí, fica uma coisa meio assim: o que foi feito do lobo? Mas também não vou falar mais para não estragar o final!

A segunda coisa é: não ouse se atrasar como nós (e olha que foi coisa pouca, um atraso de nada!). Primeiro, não queriam deixar a gente entrar. Ameaça vencida, nos deixaram de castigo nas cadeiras extras da última fileira. Entendo que atrasos atrapalham a orquestra, mas com crianças na jogada há que se ter um pouco de jogo de cintura, não é? Uma soneca mais longa e pluft!, lá se foram os primeiros minutos da peça. Fiquei com pena de ter perdido o começo e de ter sentado longe, já que eu tinha comprado ingressos para a primeira fileira. Hmmm, pensando bem... ótima desculpa para ir de novo! Sim, vale a pena desse tanto!

Vai lá!

Temporada até 27 de maio.
Sábados e domingos, às 16hs.
Rua Monte Alegre, 1024.
Tel.: (11) 3670-8453



9 comentários:

  1. To louca pra ver - ainda bem que tenho a desculpa de levar a prole, hein, hein?
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Lia, você acha que levar a minha filha de 1 ano e 3 meses dará certo???? Pq, nesta idade, eles procuram visualizar mais a peça, curtem as cores, essas coisas... sei que tem música (e Laura AMA música), vc acha que dá para levar um "bebê" de 15 meses????

    Quero comprar djá!

    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Humm, Dani, difícil dizer porque não conheço sua pequena. Minha caçula tem 1 ano e 2 meses e eu não levei. E nem levaria. Ela não ficaria parada quieta na cadeira, ia querer ficar indo para o chão, enfim, não daria certo. Mas cada criança é uma, né? De repente, a sua é mais quietinha, consegue ficar mais tempo concentrada. Por outro lado, 1, 2 meses faz muita diferença nessa idade, né? E a sua com 1 mês a mais que a minha pode já conseguir ver. Eu lembro que levei a Isadora na primeira peça quando ela tinha 1 ano e 4 meses e ela ficou bem quietinha...Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Lia, obrigada, meu bem!

    Vou ver se espero um pouco mais, então, pq quieta a minha filha não é.... hahahaha... ela pode ser tudo, menos calma. Não é hiperativa, tbm, não... mas não é calminha. Ela gosta de um chão, de brincar no chão, de levantar, tirar, pôr, subir, descer.... vamos esperar! =)

    Beijos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Áh, outra coisa, não tem aonde seguir o seu blog? Eu coloquei no meu blogroll, mas não estou conseguindo seguir, pq não achei o botão... hahahahahaha... se tiver aonde, me avisa, se não tiver, no problem. Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  6. Dani, sinceramente, não sei!! Para mim, aparece lá em cima aquele "seguir". No canto superior esquerdo da tela. Para vc não aparece? Se aparecer, é só clicar lá que vc me segue! Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Fomos hoje e gostamos muito! Sua dica sobre a pontualidade foi preciosa... O único inconveniente foi a cadeira; a Sofia é muito leve e não pesava o suficiente para a cadeira ficar aberta. Havia uma almofada para este fim, mas elas não eram suficientes para todas as crianças... mas nada que estragasse o espetáculo. Ótima dica.

    ResponderExcluir