Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Konnichiwa!



Faz tempo que eu não dou dicas de leitura, né? Então, vou aproveitar que compramos o terceiro livro da saga "kokeshis", o Aoki, para falar desses livros lindos. Isadora ganhou o primeiro, Quimonos, de presente de aniversário aos 2 anos. Gostamos tanto que não paramos mais de comprar!

Vamos começar pelo começo? Kokeshis são umas bonequinhas japonesas de madeira com cabeça bem redonda e lindas roupas coloridas. Esses livros - Quimonos, Yumi e Aoki -, todos da Companhia das Letrinhas, todos da escritora francesa Annelore Parot, contam várias histórias dessa bonequinha de forma muito fofa. As crianças são apresentadas ao universo japonês por meio de leques, quimonos e penteados de cabelos. E entram em contato com a cultura oriental, de um jeito divertido e lúdico, por meio de palavras, costumes e comidas da terra do sol nascente.

Os três livros são supercaprichados e pensados em seus mínimos detalhes. Buracos e recortes nas páginas escondem enfeites de cabelo, abas revelam o interior das casas, e, em Quimonos, as crianças são convidadas para entrar na brincadeira ao tentar descobrir qual a yukata (quimono mais leve usado depois do banho) de cada kokeshi. Em Yumi, precisamos ajudar Sakumi a encontrar seu bichinho de estimação, escolhemos fantasias e ainda participamos de uma festa com comidas e brincadeiras típicas.

No livro mais recente da série, a kokeshi da vez, Aoki, vai para Tokyo visitar sua amiga Yoko. Vamos com ela nessa viagem cultural em que ela nos ensina palavras em japonês e pede ajuda para arrumar a mala. Com ela, embarcamos no trem mais rápido do país, apreciamos as lindas cerejeiras em flor, passeamos em um jardim zen, visitamos as lojinhas japonesas e seus mil e um produtos, fazemos um piquenique e olhamos as estrelas do alto do monte Fuji.

Ufa! Isso que é leitura bacana e interativa!

Super recomendo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário