Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dicas virtuais para as férias

Como eu falei no primeiro post da série "Férias na Vila", não adianta a gente ficar se descabelando pensando em mil e uma atividades diferentes para nossos filhos nas férias. Pense simples. Nesse calor, armar uma piscina no quintal é diversão garantida. Também pode ser uma delícia se aventurar na cozinha com os pequenos para fazer um monte de guloseimas e se deixar "sujar" de farinha. Ou ainda, quer coisa mais gostosa do que inventar uma brincadeira nova ou ler um bom livro com seu filho?

Pois é, muitas vezes a solução está bem debaixo do nosso nariz. Ou melhor, nesse caso, atrás da tela do computador. Queria compartilhar com vocês três sites muito bacanas que podem dar muuuuito pano para a manga durante essas férias. Um é o Mapa do Brincar. O outro é O Pequeno Leitor. O terceiro é o Guia de Atividades para as Férias do Educar para Crescer.

O primeiro é fruto de uma iniciativa muito bacana da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo. O site reúne nada mais, nada menos do que 750 brincadeiras de todo país! Tudo começou em 2009 quando crianças do Brasil todo foram convidadas a contar do que brincavam. Todo o material foi analisado por uma equipe especializada na área do brincar e agora em dezembro o site ganhou esta nova versão com um repertório de brincadeiras bastante ampliado. 132 cidades brasileiras participaram do projeto. O site é riquíssimo, além de muito inspirador. Vale muito a pena!

O segundo é O Pequeno Leitor. Dá para ler e inventar histórias, criar sua coleção, ler piadas e fazer um clube de leitura com os amigos cadastrados. O primeiro passo é fazer um cadastro, depois a criança deve criar um personagem com boca, olhos, nariz e escolher um amigo imaginário, pois é ele que vai dar dicas e guiar a criança por todas suas aventuras virtuais.

O site é cheio de histórias e é possível lê-las quantas vezes o pequeno quiser. As histórias vêm com glossário para as palavras difíceis e todas escondem surpresas. Para as crianças maiores, depois de cada história tem um quiz. Os pontos viram "tranqueiras" que podem ser trocadas na "estante de tranqueiras". Os pontos também são ganhos quando a criança lê uma história, inventa uma, guarda outra na estante, etc. As "tranqueiras" formam coleções (Encantado, Medieval, das Arábias, Cabuloso e Literário) que podem ser compartilhadas e trocadas. Uma mini-rede social infantil literária, digamos assim!

A terceira dica virtual é o Guia de Atividades para as Férias. É um calendário e todo dia tem uma dica do que fazer com os pequenos. A de hoje, por exemplo, é reforçar os laços familiares. O site sugere que mostremos aos nossos filhos do que gostávamos de brincar e cantar quando éramos crianças e que os pequenos nos contem também quais são suas brincadeiras e cantigas preferidas. Mas não é só para contar. É para brincar e cantar!

Boas dicas, não?








Nenhum comentário:

Postar um comentário