Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Obax


Comprei este livro porque gostei da capa e do título. Só depois descobri que ele havia ganhado o Prêmio Jabuti deste ano. Que grata surpresa! A história é linda e muito poética e os desenhos são de uma beleza e delicadeza ímpar. Obax, a garotinha da história, significa "flor".

André Neves, o escritor e ilustrador do livro, nos conta que fez uma grande pesquisa sobre o oeste africano e Obax é o resultado da mistura de referências da Nigéria, Costa do Marfim, Senegal, Mauritânia, Mali, entre outros países. Neles, ainda existem aldeias praticamente isoladas onde os costumes são ressaltados, sobretudo, nas manifestações artísticas. As mulheres das tribos usam lama e pigmentos naturais feitos a partir de plantas colhidas na região em que moram. Suas casas, roupas e objetos de cerâmica são uma explosão de cores, apesar da aridez da paisagem.

Numa dessas aldeias mora Obax, uma menininha com uma imaginação que voava longe. Seu passatempo preferido era inventar histórias. Viajamos junto com Obax nas suas fantasias e aproveitamos para apresentar a África aos pequenos de maneira muito lúdica.

Super recomendo a leitura!

Um comentário:

  1. Lia, querida, tudo bem? Esse livro é realmente excelente! Fico besta com as ilustrações. Aquela que a Obax está em cima do elefante e eles dão um corte pelo alto é incrível. Temos esse livro aqui em casa. E semana que vem vamos falar sobre leitura, que tal você mandar um vídeo com a indicação desse livro pra nossa colcha de retalhos? O legal é mostrar o livro e falar alguma coisa sobre ele, sobre porque é legal. Topa? Utilidade pública!! Pode mandar até terça? Beijos

    ResponderExcluir