Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O menino que mordeu Picasso



"Leli para mim essa história?" É assim que Isadora nos convida para uma de suas atividades preferidas: a leitura. (Achamos tão bonitinho o "leli" que nem pensamos em corrigir e assim foi ficando). Desde que começou a se sentar, Isadora tem especial fascínio pelos livros. Com tantos brinquedos espalhados pelo chão, sempre se interessou por eles. Aprendeu a virar suas páginas com delicadeza desde muito cedo e trata seus companheiros literários com muito respeito: posso contar nos dedos de uma mão as vezes que rasgou um livro.

Para dar vazão a tanta paixão, temos uma biblioteca infantil considerável. Recentemente, comprei um livro que tem feito o maior sucesso por aqui: O menino que mordeu Picasso, da Cosac Naify.  Antony Penrose, o autor, é o menino que mordeu Picasso. Para além de contar essa história pitoresca (o menino, de fato, mordeu Picasso), o livro apresenta Picasso para as crianças de forma sensível, inteligente e divertida.

Para Tony, Picasso era o amigo engraçado e excêntrico do seu pai, também pintor. Revivendo essas memórias, o menino inglês nos conta muitas coisas interessantes sobre o processo criativo de um dos maiores artistas de todos os tempos. O livro é ainda recheado de fotos belíssimas tiradas pela mãe de Tony, que era fotógrafa (família artista é outra coisa, né?).

Super recomendo!

Abre parênteses. Esse post inaugura uma nova categoria de textos. De vez em quando, vou aparecer por aqui para indicar algum livro para os pequenos. Espero que vocês gostem! Fecha parênteses.

3 comentários:

  1. ai q legal! fiquei com vontade de ler!
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Olá, vi um comentário seu no Comer para Crescer e vim conhecer o seu cantinho e adorei.
    Muito interessante essa dica de livro.
    Laura, minha pequena, tem 1 ano e 8 meses e estou sempre comprando livrinhos para ela, por enquanto mais para apresentar personagens, bichinhos e sons. Gosto muito de ler e espero que minha filha compartilhe comigo desse prazer.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabiana, que bom que vc gostou! De tempos em tempos, vou colocar dicas de leitura, então, volte sempre!
    Ah, e nunca é cedo demais para começar a ler com os pequenos!
    Bjs

    ResponderExcluir